Gustavo Francisco

Formado em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, perfilcomecei minha caminhada profissional com desenvolvimento na Agência Mazag, na qual tive a oportunidade de aprender muita coisa na prática e acumular a grande maioria da bagagem que tenho hoje. Até o início de 2012, eu tinha apenas trabalhado como estagiário em banco de dados, apenas fazendo pequenas consultas com SQL, além de projetos simples em Java, C, C++, Python e fundamentos de programação Web com JSP, Javascript, HTML e CSS.

Em 2012, ao ser contratado pela agência, comecei realizando manutenções em pequenos sites e criando landing pages voltados para otimização de campanhas de Adwords do Google. Pouco a pouco, fomos abrangendo os negócios e começamos a criar websites em PHP no qual nunca tinha antes tido contato com a linguagem. Através de muito estudo auto didata, pude me aprofundar na linguagem, o que me permitiu desenvolver projetos web cada vez mais complexos, chegando a desenvolver minha primeira loja virtual sem nenhuma arquitetura ou Framework existente, tudo desenvolvido do nada, integrando banco de dados MySQL.

Além do PHP, me antenei nas ferramentas que saíam no mercado como a atualização do HTML5 e CSS3 e também das facilidades trazidas pelas bibliotecas JQuery e também no Ajax. Buscando sempre conhecer mais, estudei alguns CMS como WordPress, Joomla, Magento e Prestashop além do prático Bootstrap. Como dava suporte para empresas, aprendi a gerenciar domínios e adquiri conhecimentos de DNS, apontamentos, HTTPS e etc.

Após 3 anos, a comodidade me frustou e busquei novos horizontes pois sabia que não estava completamente pronto para o mercado de trabalho e fui contratado pela DSF (Desenvolvimento de Sistemas Fiscais). Neste mundo completamente diferente do universo das agências digitais, esta empresa me permitiu me aprofundar no submundo do back-end e trabalhar com códigos fonte muito mais complexo dos quais estava acostumado.

Não apenas em termos técnicos, mas me desenvolvi também em amadurecimento e forma de raciocínio. Diante do código legado e sistema enorme e complexo, compreendi a importância do SVN e GIT, o qual me aprofundei para entender seus mecanismos. Foi trabalhando nesta empresa que me senti um programador mais completo. Na parte técnica em PHP, me atentei mais em padrão de desenvolvimento através das PSR’s, e também pude ter contato novamente com orientação a objetos, na qual tive contato apenas na faculdade, em JAVA. Falando nisso, também me desenvolvi voltando a programar em JAVA, ganhando conhecimentos em diversas tecnologias do Java como Hibernate, Servets utilizando JBoss.

Para finalizar, ainda pude me consolidar em conhecimentos de JQuery e Ajax e mantive contato com HTML, CSS e Javascript da mesma forma. Por último e tão importante quanto os outros, nessa empresa me aprofundei nos bancos de dados Oracle e PostgreeSQL, não somente trabalhando com consultas em SQL, mas também trabalhando com criação de tabelas, views, triggers, sequences, jobs, procedures e packages utilizando PL/SQL. Como ferramenta de trabalho, conheci as IDEs Eclipse e PHPStorm (Já estava habituado com Netbeans na faculdade) e da incrível ferramenta XDebug.

O que posso dizer sobre meu crescimento profissional e pessoal é que cada passo foi essencial para chegar onde estou, apenas no meio do caminho, com muita coisa a trilhar, mas orgulhoso sobre o que já passei. Para 2016, o estudo de Frameworks me chamou atenção, lendo sobre Zend, CodeIgniter, mas na prática utilizando Laravel. Além dos frameworks, estou entrando no mundo do Angular.js e do desenvolvimento mobile utilizando Phonegap.

Sobre mim, amo música, tocar violão e qualquer outro instrumento que puder, mesmo sem saber cantar, eu canto e gravo músicas para meu canal no YouTube. Além disso, a minha mais recente paixão vem tomando conta de mim: Fotografar. Aprendi com o amor da minha vida, a mulher pela qual sou completamente apaixonado, minha Bella, a ter um olhar fotográfico sobre as coisas e desde então, ela me concede a honra de acompanhá-la em eventos.


 

Para curiosidade, este é meu canal


 

E este é o nosso site de fotografias: Bella Teixeira Fotografias

Bella Teixeira Fotografias

 


 

Para mais informações, entre em contato comigo através do formulário abaixo. Será um prazer atendê-lo! Se preferir, envie um e-mail para contato@gustavofrancisco.com.br.

tel: +55 11 9.5020-5098

Seu nome*

Seu e-mail*

Telefone

Assunto

Sua mensagem