This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci. Proin gravida nibh vel veliau ctor aliquenean.

FOLLOW ME ON INSTAGRAM

+01145928421
mymail@gmail.com

Blog

Instalando e configurando Homestead

Eu tive um problema quando comecei a usar o Laravel nos hrefs e src da pasta public quando criava uma rota como Usuarios/create em ambiente localhost. Inicialmente eu utilizava o Laravel diretamente com apache fazendo com que a aplicação pudesse ser vista no navegador como localhost/<meu-projeto>/public. Em rotas e views com apenas um nível, não havia problema algum, eu apontava no href e no src normalmente. Quando me deparei com uma rota como a citada acima, os apontamentos saíam todos errados pois era como se o diretório base tivesse mudado (Ex no caso de Usuarios/create, eu deveria apontar o que estava em imagens dentro de public da seguinte maneira: ../imagens ao invés de somente imagens). O problema de fazer isso, é que para cada nível eu precisaria fazer um layout no blade diferente e isso geraria um trabalho maior. Foi então que resolvi usar o Homestead.

A documentação do Laravel me ajudou muito a instalar e configurar, mas algumas coisas não estavam totalmente escritas e por isso resolvi criar este post. Segue a documentação para o Homestead:

https://laravel.com/docs/5.1/homestead

Obs: Eu utilizo Linux como sistema operacional para desenvolvimento. Vamos lá, passo a passo:

1º Instalar VirtualBox e Vagrant

2º Após instalar os dois programas, executar o seguinte comando para adicionar a pasta do laravel ao vagrant

~$ vagrant box add laravel/homestead https://atlas.hashicorp.com/laravel/boxes/homestead

Este comando irá fazer download e é um passo que pode demorar alguns minutos.

3º O próximo passo é configurar as chaves SSH. Para tal, caso não possua a aplicação instalada, pode executar este comando para instalar

~$ sudo apt-get install openssh-client

Caso já possua, basta aplicar o comando a seguir para configurar uma chave

~$ ssh-keygen -t rsa -C “your@email.com”

Ao executar, será pedido o nome do arquivo e configuração de senha. Aqui é onde tive problema, eu preciso mover o arquivo id_rsa e id_rsa.pub do diretório pessoal /Home/<seu-diretorio-inicial>/ para o diretório  ~/.ssh . Enquanto eu não fiz isso, minha máquina virtual não funcionou.

4º A documentação do Laravel mostra duas formas de configurar o Homestead, sendo uma de forma global e outra dentro do projeto. Eu tentei instalar do primeiro modo, mas tive muitas dificuldades, então acabei optando pela segunda opção, até porque no arquivo Homestead.yaml eu tive que configurar a pasta do projeto. Dessa forma, executei o seguinte comando dentro da pasta do projeto contendo Laravel

~$ composer require laravel/homestead –dev

Este comando instalará o Homestead dentro de seu projeto, com isso, precisamos gerar os arquivos Vagrantfile e Homestead.yaml. Para isso, executamos o seguinte comando:

~$ php vendor/bin/homestead make

5º Precisamos agora configurar o arquivo Homestead.yaml com nossos parâmetros locais. O arquivo conterá estas linhas que devem ser alteradas de acordo suas informações locais (Arquivo criado no diretório raíz de seu projeto).



ip: “192.168.10.10”  -> IP Local para acessá-lo
memory: 2048
cpus: 1
provider: virtualbox

authorize: ~/.ssh/id_rsa.pub  ->Local onde está o arquivo pub (expliquei para colocá-lo na pasta ~/.ssh

keys:
– ~/.ssh/id_rsa ->Local onde está o arquivo pub (expliquei para colocá-lo na pasta ~/.ssh

folders:
– map: ~/Code ->Diretório de seu projeto
to: /home/vagrant/Code

sites:
– map: homestead.app
to: /home/vagrant/Code/Laravel/public ->Diretório de seu projeto / public


Uma informação importante neste passo é que o IP informado no arquivo acima deve ser também incluído no arquivo /etc/hosts da seguinte maneira:

192.168.10.10  homestead.app

6º O último passo é só para subir a máquina virtual com o comando abaixo que fará com que o endereço http://homestead.app esteja disponível com a aplicação.

~$ vagrant up

 

Bom, basicamente é isso, todas as dificuldades que eu tive estão resumidas sob a tentativa de minimizar os erros. Se tiverem alguma dúvida ou correção, enfim, podem entrar em contato.

Até mais


 

Formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC, cai quase que sem querer em desenvolvimento online. Sem experiência alguma, aprendi a desenvolver em PHP e fui me desenvolvendo pessoalmente e profissionalmente. Viciado por música e fotografia e completamente apaixonado pela minha mulher, Isabella.

Sorry, the comment form is closed at this time.